Escritório Contábil Ramalho Escritório Contábil Ramalho


Dívidas Bancárias de Empresas - e quando o banco se torna inflexível na negociação?

  • 14/02/2019



    Dívidas Bancárias de Empresas - e quando o banco se torna inflexível na negociação?



    O endividamento bancário (captação de recursos de terceiros) que nos últimos anos deixou de ser uma estratégia para financiar (alavancar) possíveis crescimentos empresariais, passou a ser peça chave na existência (sobrevivência) das empresas, pode-se tornar um grade pesadelo e causar sérios danos as empresas e empresários.

    Os bancos se colocaram a disposição para possíveis renegociação de dívidas bancárias, entretanto, até onde isso é bom para a empresa?

    Apenas para exemplificar, vamos resgatar um trecho bíblico, a história de Davi (devedor) x Golias (credor).

    A relação banco x empresa, segue essa linha, gigante x pequeno; a empresa procura o(s) banco(s) para buscar de forma administrativa um possível alongamento de suas dívidas (Passivo Bancário), e geralmente essa negociação se da em razão do “peso” das parcelas da dívida no Fluxo de Caixa, inicialmente os bancos se mostram prontos para mais essa “ajuda”, entretanto, bancos são empresas e visam lucros; essa negociação caminha, até que o banco diz “essa é a condição final para renegociarmos, não conseguiremos nada além disso”.

    A frase acima chega a ser comum de empresários que buscam a ajuda de especialistas.

    E a partir daí nenhuma concessão será disponibilizada à empresa, por mais persistente que seja o empresário ou gestor que esteja a frente das negociações.

    Essa é a estratégia dos bancos, se abrem para que o devedor se exponha, mostrar a “parceria” e na sequencia travam para impor suas condições, a partir daí não caminha mais....

    Mas ainda há como buscar melhores resultados nesse impasse!!!

    A negociação banco x empresa, envolve o fator emocional entre outros e com certeza os bancos com toda sua estrutura, sabem se beneficiar desse momento, principalmente quando são conhecedores que a empresa além de necessitar pagar (honrar os compromissos) precisa se manter-se sem restrições.

    Nessa hora ainda falando em negociações de dívidas, entra a figura dos ESPECIALISTAS em renegociações bancárias.

    Esses profissionais, com grande vivência dentro dos bancos quando atuavam como executivos, conhecem todos os tramites legais, sabem explorar as negociações, utilizando a realidade dos clientes e além dos prazos legais que possíveis inadimplências possam resultar a gestão dos bancos.

    Todo esse conhecimento, pode ser disponibilizado à sua empresa; geralmente os serviços são personalizados para cada situação de endividamento, e com certeza a empresa vai obter a melhor alternativa numa negociação.

    Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br)

    Fonte: Portal www.contabeis.com.br


Notícias on-line